introduçao
No módulo 12- Textos Narrativos/Descritivos de Português, a professora propôs, fazer um trabalho sobre Memorial do Convento. No meu caso, escolhi as sequências nº8 e nº21. Memorial do Convento é um dos mais populares romances de José Saramago. Publicado em 1982 a acção decorre no início do século XVIII, mais propriamente durante o reinado de D. João V. Este rei absolutista gozou da enorme quantidade de ouro e diamantes vindo do Brasil e mandou construir um célebre convento na localidade de Mafra, em resultado de uma promessa que fez para garantir a existência de herdeiro.
Capítulo VIII
Baltasar e Blimunda dormem na sua cama. Entretanto, esta acorda e estende a mão para o saquitel onde costuma guardar o pão, mas apenas acha o lugar. Então, procura-o por baixo do travesseiro e no chão. No entanto, Baltasar diz-lhe para não procurar mais, porque não irá encontrá-lo. Blimunda com os olhos fechados, tapando-os com as mãos, implora a Baltasar para que lhe dê o pão, mas este insiste que só lho dará se ela lhe contar os segredos que esconde. Esta tenta sair da cama, mas Baltasar não deixa. Depois de um conflito, ele acaba por lhe dar o pão.
Passados uns breves momentos, após ter comido o pão, Blimunda virou-se para Baltasar, dizendo-lhe que podia ver as pessoas por dentro, quando estava em jejum, tendo prometido ainda que nunca o veria por dentro, o que ele não acredita. Então, ela diz-lhe que o irá provar. Deste modo, no dia seguinte, quando acordaram, foram os dois para a rua, indo ele atrás dela para que a mesma não o pudesse ver. Blimunda foi à frente de olhos fechados, relatando-lhe o que via por dentro das pessoas, o que estava no interior da terra, por baixo da pele e até por baixo das roupas. Afirma-lhe ainda que tudo isto acabará quando o quarto da lua mudar. E assim foi. Entretanto, nasceu o infante D. Pedro, segundo filho dos reis D. João e D. Maria Ana Josefa.
Capítulo XXI
D. João V queria construir uma basílica de S.