introduçao a psicologia
O que é Psicologia?
É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais (pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral, humano.
- Comportamento é a atividade observável dos indivíduos, e busca sua adaptação ao meio em que vivem.
- O indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia. Mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção.
- Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona.
Behaviorismo
Explica o comportamento pelo estudo de relações funcionais entre eventos ambientais (estímulos) e fisiológicos (respostas), e suas consequências. A atenção é dirigida para as condições ambientais em que o indivíduo se encontra, para a sua reação a essas condições, para as consequências que essa reação lhe traz e para os efeitos (reforço/punição) que essas consequências produzem.
Humanismo
Vê o homem não como um ser controlado por pulsões interiores nem por condições impostas pelo ambiente, mas como um ser ativo e autônomo, que busca, conscientemente, seu próprio crescimento e desenvolvimento, apresentando uma tendência à auto realização, ou “tendência atualizante”.
Gestalt
Principalmente dedicada ao estudo do processo de percepção, defende que os fenômenos psíquicos só podem ser compreendidos se forem vistos como um todo, e não através da divisão em simples elementos perceptuais. A gestalt assume assim o lema: "O todo é maior que a soma das suas partes".
Psicanálise
O modelo freudiano é reconhecido por enfatizar que a natureza humana não é sempre racional e que as ações podem ser motivadas por fatores não acessíveis à consciência. Dedica-se ao estudo do inconsciente, e gera polêmica ao dar grande atenção à sexualidade, inclusive à sexualidade infantil.
Freud imaginava a psique (ou aparelho psíquico) do ser humano como um sistema de energia: cada pessoa é movida por uma quantidade