introduçao a educaçao a distancia
1034 palavras
5 páginas
EAD: BUSCA PELO CONHECIMENTO Gisele Oliveira dos Santos Amâncio A educação a distância teve sua expansão a partir do desenvolvimento tecnológico e da necessidade por educação de qualidade no Brasil, com intuito de proporcionar formação superior à indivíduos que não dispõem de tempo ou recurso financeiro para cursar a modalidade presencial. Na EAD (educação a distancia) é necessário certo conhecimento tecnológico para uma boa utilização dos recursos disponíveis, ou seja, o aluno deve pesquisar, interagir e possibilitar uma boa aprendizagem. Os múltiplos meios tecnológicos facilitam a interação entre aluno e professor através de e-mails, grupo de estudos, chats de bate papo, vídeo conferências, bem como nos fóruns e seminários, assim possibilitando entre eles um “diálogo” quase que presencial apesar de estarem em lugares diferentes. Pensando em democratizar o acesso às instituições de ensino superior e melhorar a qualidade de ensino ofertado, o Governo Federal vem lançando ao longo dos anos vários programas e projetos capazes de contribuir com o aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro, como por exemplo:
• a aprovação da Lei das Diretrizes de Base da Educação Nacional (Lei n⁰ 9.394/96) que dedicou a EAD todo o artigo 80: Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. (Regulamento)
§ 1º A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
§ 2º A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diploma relativos a cursos de educação a distância.
§ 3º As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua