INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
NOÇÕES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALUNO: ROBERTO LUIZ JACOBY
RA nº: 69204
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
A Educação a Distância, tem se tornado uma alternativa bastante difundida para quem não tem acesso a outras modalidades de Ensino e para quem confia na sua eficiência como ferramenta educacional. Vem se apresentando como um recurso de grande importância para o atendimento a grandes contingentes de alunos, que buscam neste modelo, ensino de qualidade e eficiência no atendimento não presencial. O artigo selecionado discorre sobre “Noções de Educação a Distância”, e apresenta a qualidade da modalidade a distância, como meio de dotar as instituições educacionais com condições para atender as novas demandas por ensino e treinamento ágil, com qualidade superior, ao passo em que, mesmo se apresentando inicialmente como uma modalidade pouco convencional de Educação, demonstra capacidade no atendimento a demanda pela universalização do ensino.
O Artigo ao qual decorre a analise foi publicado originalmente na Revista Educação a Distância nrs 4/5, Dez./93-Abr/94 Brasília, Instituto Nacional de Educação a Distancia, PP. 7-25.
Apesar de ter uma longa historia, de experiências onde a EAD fracassou e outras em que teve sucesso, começou a se desenvolver com mais efetividade a partir de meados do século XX, a partir da ‘’institucionalização de várias ações nos campos da Educação Secundária e superior, na Europa, inicialmente, expandindo-se para os demais continentes após isso. No Brasil, por sua vez, as experiências privadas, governamentais e não governamentais, vem sendo muitas desde então, com muitos recursos injetados, humanos, técnicos e financeiros. Ocorre que os resultados apresentados ainda não convencem governo e sociedade brasileiros, da eficácia desta modalidade de ensino. Aponta-se como principais fatos desta falta de confiança na educação a distancia, a descontinuidade de