ATPS
A inflação é definida como o aumento persistente e generalizado no valor dos preços .Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser dividida em :
Inflação de demanda :é quando há excesso de demanda agregada em relação a produção disponível.As chances de a inflação de demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para se combater a inflação de demanda é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a reação da procura agregada . Inflação de custo É associada a inflação de oferta .o nível da demanda permanece o mesmo,mas o custo é aumentado:com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercados também sofram aumento .
As causas mais comuns da inflação :os aumentos salariais fazem com
O custo unitário de um bem ou serviço aumente do custo da matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção fazendo com que o custo final do bem e serviço aumente isso é conhecido como (choque de oferta).
Aumento das taxas de salários que supere os aumentos na produtividade
De mão de obra acarretam aumentos no custo unitários de produção que são normalmente repassados aos preços dos produtos .
Estruturas de mercado:a inflação de custo também está associada ao fato de algumas empresas, com elevado poder de monopólio ou oligopólio ,terem condições de elevarem seus lucros acima custo da produção.
Este fenômeno recebe o nome de estagflação(estagnação econômica com inflação ).As firmas com poder oligopolista tem condição de manter suas ,margens de lucros sobre custo(Mark up)ao aumentar o preço de seus produtos finais.
Inflação inercial
Ela e provocada fundamentalmente ,pelos mecanismos de indexação formal(salários ,alugueis, contratos financeiros)e indexação informal(preços em geral e impostos, preços, tarifas