Introducao a Contabilidade
A disposição apresentada anteriormente, em forma semelhante a um T, não é a única existente. Frequentemente utiliza-se o dispositivo horizontal ou bilateral, sendo o seu traçado o seguinte:
Débito (Deve) Título da Conta Crédito (Haver)
Data
Descrição
Valor
Data
Descrição
Valor
Pode também ser utilizado o dispositivo vertical ou unilateral que comporta as seguintes subdivisões: de coluna simples; de coluna dupla; e, de coluna dupla com saldos à vista.
O dispositivo vertical ou unilateral de coluna simples, tem apenas uma coluna para inscrever o valor dos débitos e dos créditos.
Poderá apresentar-se da seguinte forma:
Título da conta
Data
Descrição
Valor
D/C
O dispositivo vertical ou unilateral de coluna dupla, tem duas colunas – uma para os débitos e outra para os créditos:
Título da conta
Data
Descrição
Débito
Crédito
O dispositivo vertical ou unilateral de coluna dupla com saldo à vista, tem as mesmas colunas e ainda uma ou duas outras para os saldos apurados após cada registo: Título da conta
Data
Descrição
Débito
Crédito
Saldo
Título de conta
Data
Descrição
Débito
Crédito
Saldo
Devedor
Credor
Embora qualquer conta possa ser escriturada em qualquer dispositivo, vamos, de seguida, referir-nos às vantagens e inconvenientes dos vários dispositivos da conta que foram apresentados.
O dispositivo unilateral de coluna simples e o de coluna dupla, para além de não mostrarem o saldo à vista, apresentam a grande desvantagem de, se houver erro de soma ou de subtracção de uma verba, ficarem erradas todas as operações subsequentes, sendo normalmente difícil a detecção de tais erros. Por tal motivo, pouco se usa na prática.
O dispositivo unilateral de coluna