METODOLOGIA DE JONH CAP.04
DA HISTÓRIA
Objetivos, métodos e as tendências no estudo da história moderna
... , * - . • ;
JOHN TOSH
EDITORA
VOZES
AS MATÉRIAS-PRIMAS
Os estudantes raramente trabalham com fontes históricas em seu estado original. Trabalhos de conclusão e manuais contêm curtas transcrições com títulos que pouco têm a ver com os originais. Que tipo de fontes estão disponíveis ao historiador moderno? Como elas se tornaram disponíveis, e como isso afetou sua utilidade? Este capítulo dá uma ideia mais completa da origem e dos problemas com os tipos de fontes que os historiadores usualmente utilizam.
i j tão vasta a variedade de motivos e de interesses que levam as pessoas ao passado que pode-se dizer que isso envolve toda a experiência humana em todo lugar e período. Parte alguma daquele passado pode ser desconsiderada ficando fora do verdadeiro domínio do conhecimento histórico. Mas em que medida isso a torna objeto de uma bem fundamentada pesquisa depende da disponibilidade de evidência histórica. Se a principal preocupação do historiador é com a recriação ou explicação, em nome do próprio passado ou pela luz que ela pode lançar ao presente, o que ela pode realmente alcançar é determinado em primeira instância pela medida e o caráter das fontes que restaram. Por decorrência é com as fontes que qualquer relato sobre o trabalho do historiador precisa começar. Este capítulo descreve as principais categorias do material documental, mostrando como elas passaram a existir, como elas sobreviveram até o presente, e em que medida elas se tornaram disponíveis ao estudioso.
I
As fontes do especialista e as habilidades
As fontes históricas incluem todo tipo de evidência que os seres humanos deixaram de suas antigas atividades - a palavra escrita e a palavra falada, o formato do cenário e o artefato material, as belas artes assim como a fotografia e o filme. Entre as ciências da humanidade e sociais, a história é peculiar na variedade de suas fontes