Introducao A Contabilidade 2013 1
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ANOTAÇÕES DE AULA DA DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE
PRIMEIRO SEMESTRE/ 2013
PROF. Ms. JOCIMAR PRADO
E mail: jecontprado@gmail.com
2
1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE
A contabilidade é tão antiga quanto a história humana surgindo quase que intuitivamente ainda no inicio da civilização no momento em que o homem passou a sentir a necessidade de acumular coisas como lenha, pedras, animais, etc. Descobertas arqueológicas evidenciaram que o homem fazia anotações sobre suas posses em paredes de cavernas inicialmente e posteriormente com a evolução das civilizações primitivas, as técnicas utilizadas para se fazer a contabilidade também evoluíram com a utilização dos meios que cada uma dispunha sendo elas anotações em placas de madeira, em placas de argila e em papiros.
Desta forma, a contabilidade difundiu-se pelo mundo antigo, passando por diversas civilizações durante os séculos. No século XV com a grande expansão econômica na Europa, houve igualmente a expansão pelo interesse nas práticas contábeis por parte dos comerciantes que lucravam com o comércio principalmente de especiarias do oriente para a Europa.
Em especial na Itália houve grande enriquecimento pelo comércio e como consequência intensificaram-se os trabalhos sobre a contabilidade. Entretanto, a contabilidade ainda não estava estruturada e não era tida como um ramo do conhecimento humano.
Embora povos como os árabes já tivessem feito muitos progressos nas práticas contábeis, foi após um livro publicado pelo Frei Franciscano Luca Pacioli na Cidade de Veneza que a contabilidade efetivamente tornou-se reconhecida como útil à gestão financeira das empresas. Tal livro tem como título “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità”. Neste livro, que tratava basicamente de geometria e aritmética, Pacioli desenvolveu um capítulo a fim de tratar de um método contábil chamado de “método das partidas dobradas”. Este método que foi