Introducao de contabilidade
Para melhor introduzirmos e compreendermos o significado da Contabilidade, iniciaremos o nosso estudo com uma referência á noção de Empresa e a alguns conceitos a ela associadas.
As Empresas, células base da actividade económica, são vulgarmente entendidas como conjuntos organizados de meios materiais, financeiros e humanos, virados para a produção de bens e serviços. Em outras palavras podemos definir uma Empresa, como uma unidade económica organizada de meios materiais, financeiros e humanos, que desenvolve uma actividade económica, tendo como objectivo a produção de bens e serviços, com vista a satisfação das necessidades, assim como a maximização dos seus rendimentos.
Constituídas sem horizonte temporal definido (sem definição da sua vida útil), tem contudo á semelhança das demais organizações, um ciclo de vida, limitado, o qual, pode ser dividido nas três fases seguintes:
o Fase Institucional – em que se decide a sua criação, através da obtenção e combinação dos recursos necessários para sua entrada em funcionamento.
o Fase de Funcionamento ou de Execução - na qual se desenvolve todo o processo de transformação, ou seja, o da produção de bens e serviços, com vista á obtenção de certos resultados.
Esta fase é a mais longa na vida das empresas e, tendo a necessidade de se obter informações regulares sobre o andamento das actividades da empresa, houve necessidade de se dividir em intervalos de tempo, no fim dos quais se apuram os resultados, se elaboram as demonstrações financeiras, se discute sobre a actuação da direcção e se aprovam as contas.
A cada um desses períodos normalmente coincidentes com os anos civis, designa-se por período administrativo. E, a parte da gestão correspondente a cada período administrativo, denomina-se período económico ou exercício económico. Conscidentimente em Moçambique o período administrativo é igual ao exercício económico. (01 de Janeiro do ano x a 31 de Dezembro