Introducao ao marketing
Logo na introdução ao marketing, vimos que é preciso um novo olhar para todas as coisas, e é extremamente necessário ser comunicativo e criativo. O marketing hoje tem como principal função ajudar a organização a se relacionar dinamicamente com o mercado, o que leva a definir marketing como o processo social e gerencial através dos quais indivíduos ou grupos obtém aquilo que desejam e de necessitam criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
O marketing carrega vários conceitos centrais, como:
- Necessidades, que são estados de carência percebida. Podem se dividir em necessidades básicas, sociais e individuais. Devem-se lembrar de que essas necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing, elas são inerentes à natureza humana.
- Desejo: São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais.
Os desejos são os objetos que satisfazem as necessidades, e elas aumentam na medida em que a sociedade evolui.
- Demandas: O ser humano tem desejos quase ilimitados, no entanto possui recursos limitados, o que não o permite comprar todos os seus objetos de desejo. Quando esses objetos podem ser comprados tornam-se demandas. Os consumidores escolhem o “pacote de benefícios” que melhor satisfaz os seus desejos diante de suas limitações financeiras.
- Produto: É qualquer coisa que possa ser oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, o seu conceito não se limita aos bens (tangíveis), inclui também aos serviços (intangíveis), pessoas, lugares, organizações, atividades e idéias, contanto que eles lhe proporcionem algum tipo de benefício e que satisfaça os seus desejos enquanto consumidores.
Todos esses valores e produtos citados têm como função garantir a satisfação do cliente para que haja trocas, transações e relacionamentos para com os mercados.
O tamanho de um mercado depende do número de pessoas que apresentam necessidades, tenham recursos para fazer trocas e