INTRODU O A ENGENHARIA CIVIL APOSTILA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: AILTON MOREIRA MAGALHÃES
ENGENHEIRO CIVIL – PÓS GRADUADO EM GESTÃO AMBIENTAL
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Esta disciplina traz a discussão da formação e da atuação dos profissionais em engenharia. A contribuição seria a de passar ao aluno de engenharia uma visão da importância do seu papel na sociedade, agindo na transformação da ciência em tecnologia, da invenção em inovação e na geração dos conhecimentos. Aspectos éticos também são repassados, assim como as necessidades e competências que o mercado atual tem exigido para os novos profissionais. A disciplina é uma disciplina básica, oferecida na primeira fase, e interage com as demais disciplinas do Curso, nos momentos em que são discutidos os currículos e a importância das disciplinas na formação do engenheiro.
EMENTA
O sistema universitário brasileiro.
História da Engenharia Civil.
A formação do engenheiro civil.
As funções do engenheiro civil.
Pesquisa tecnológica.
Aspectos gerais de legislação profissional e de normatização técnica.
Engenharia Civil e o Meio Ambiente
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil.
Bibliografia Básica
CREA-MG. Ética do profissional em Engenharia.
LINSINGEN, Irlan Von. PEREIRA, L.T. do Vale. CABRAL, C. Giovana. BASSO, W. Antônio. Formação do engenheiro. Ed. da UFSC, Florianópolis, 1999.
NOVAES, A.G. Vale a pena ser engenheiro.
SESU/MEC. Diretrizes curriculares para os cursos de engenharia. Maio de 1999.
Bibliografia Complementar
TELLES, PEDRO. História da Engenharia no Brasil.
1 - SISTEMA UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO As universidades no Brasil surgiram somente no século XX pela ação do Estado. Até 1968, início da grande Reforma Universitária que implantou o sistema atualmente vigente, impulsionado pelo regime militar o sistema universitário brasileiro estava dividido entre universidades públicas financiadas pelo Estado