Introdu O Tecnica
A padronização constitui um método empregado nas empresas alimentícias para melhora na qualidade e rendimentos na produção, pois garante uniformidade no aspecto físico e sensorial do produto, com o intuito de aumentar a lucratividade e a satisfação do consumidor, elementos imprescindíveis ao sucesso do empreendimento. Nas receitas padrão ficam registradas as quantidades de ingredientes e procedimentos que devem ser seguidos em todo o processo de produção das receitas, garantindo que os produtos mantenham o mesmo padrão de qualidade, independente do colaborador que irá executar a tarefa.
A qualidade de um produto ou serviço é determinada pelo cliente, baseada na sua experiência real com o produto, medida de acordo com suas exigências, explícitas ou não, conscientes ou simplesmente percebidas, representando alvo instável em mercado competitivo, como se conclui da explicação de Feigenbaum (1994, p.8) acerca da qualidade em produtos: “A combinação de características de produtos e serviços referentes a marketing, engenharia, produção e manutenção, através das quais produtos e serviços em uso corresponderão às expectativas do cliente”.
O controle da qualidade tem suma relevância para a empresa, especialmente quando faz uso da padronização, tida como um instrumento efetivo no controle de qualidade, garantindo a fabricação de produtos com as mesmas características físicas e sensoriais procuradas pelo consumidor. Padronizando o processo inibem-se riscos de falhas, o que acarretaria perdas significativas para a empresa.
Campos (1992, p.1) disserta que, “a padronização é considerada a mais fundamental das ferramentas gerenciais”, sendo desta forma um aliado na elaboração de produtos no setor alimentício. A padronização de processos permite registrar e difundir as técnicas da empresa, fazendo uso de qualificação de funcionários, com isso aperfeiçoando aspectos relativos à produção.
O cardápio é uma ferramenta que inicia o processo produtivo, servindo como um