4
4.1. Layout
Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, matéria-prima etc.) e das pessoas no espaço disponível. Um bom arranjo físico traz uma série de benefícios, como:
Aumento da produtividade;
Diminuição do desperdício e do retrabalho;
Maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas;
Melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas.
Verifique se há exigências específicas quanto ao layout, conforme a legislação vigente para este tipo de negócio;
Certifique se é possível adequar o layout da empresa para pessoas portadoras de necessidades especiais.
4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços
Qual será a capacidade máxima de produção (ou serviços) e comercialização?
É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício.
4.3. Processos operacionais
É o momento de registrar como a empresa irá funcionar. Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas.
Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários.
Para isso, você mesmo poderá elaborar um roteiro com essas informações. Veja, a seguir, o exemplo de um dos processos de uma indústria de artigos do vestuário. Em seguida, faça o mesmo para as diversas atividades da sua empresa.
Fluxograma de produção
COLOQUE AQUI MODELO DOS PRODUTOS, COMO MOLDES E MODELOS E TIPOS DE PRODUTOS;
MAQUINÁRIOS UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO; ACABAMENTO E TRANSPORTE;