INTRODU O SUPLEMENTO ALIMENTAR
Introdução
Diante do atual cenário social brasileiro, os consumidores passaram a incorporar novos hábitos de consumo, incluindo a preocupação com a saúde e culto ao corpo. Muitas pessoas estão cada vez mais preocupadas com hábitos de vida mais saudáveis, incluindo prática esportiva e alimentação adequada. Nas academias, além do foco na musculação, o uso de suplementos alimentares vem se tornando cada vez mais popular entre os praticantes.
No Brasil, 60% dos produtos do segmento nutricional são a base de whey protein sendo de fabricação nacional e importada. Segundo dados da Associação Brasileira de Nutrição (Abenutri), o mercado de suplementos no Brasil está em fase de crescimento. De 2008 a 2013 houve um aumento significativo no faturamento do segmento e espera-se que este mercado cresça cerca de 23% ao ano, a área de suplementação ainda é relativamente nova no Brasil e por possuir poucas pesquisas de mercado disponíveis para livre consulta, observa-se a possibilidade de expandir o conhecimento sobre o tem, Por se tratar de um assunto recente e pouco explorado no meio acadêmico, esta pesquisa apresenta dados primários que posteriormente poderão ser aprofundados.
BREVE HISTÓRIA DO SUPLEMENTO
Sheila M.Eldred, descreve na matéria “O que os atletas comiam nos primeiros Jogos Olímpicos?”, divulgado no site Discovery Brasil, que na antiga Grécia os atletas usavam certos alimentos para obter bons resultados nos Jogos Olímpicos. Essa prática também era comum aos povos sumérios, povo da região dos rios Tigres e Eufrates, atual Iraque, e também comum aos índios nas Américas que usavam as ervas como fonte medicinal em complemento à alimentação. Neste sentido, é possível perceber a necessidade dos povos em diferentes épocas da humanidade em potencializar os ganhos e a recuperação do corpo para as competições em que participavam, sejam jogos ou guerras. Já no século XIX, mascates fabricavam e vendiam tônicos energéticos feitos por meio da formulação de