INTRODU O RESTAURANTE
O termo restaurant é francês que significa restaurante, surgiu no século XVI com significado de comida restaurada e se referia especialmente a uma sopa. O moderno da palavra surgiu por volta de 19765.
Antes da existência do restaurante o local onde se poderia adquirir comida pronta para o consumo fora de casa era denominado por Cozinha da Rua que existe desde as mais remotas antiguidade e presente até hoje.
DESENVOLVIMENTO
O restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições. Em uma sala com mesas, um balcão, uma cozinha e outras áreas de serviços, a comida e a bebida é servida pelos garções ou empregados de mesa e barman.
O primeiro restaurante como conhecemos com cliente espalhando porções individuais em um cardápio, aguardando em suas mesas com horários fixo, foi a grande Taverna de Londres fundado em 1782 por Antoine Beau Vilhers, na rua de Richelieu, Paris que permaneceu 20 anos sem rival.
IMPORTÂNCIA
O restaurante desempenha um importante papel na sociedade, é um dos poucos lugares onde podemos viver plenamente os cincos (5) sentidos:
Paladar
Visão
Tacto
Olfacto
Audição
Tudo isso é essencial para provarmos a comida dos serviços e da atmosfera de um bom restaurante.
O sucesso de um restaurante depende de vários factores como administração até ao controlo de custo.
OPERAÇÕES DE RESTAURANTE
A melhor forma de alguém se familiarizar com as operações de um restaurante ou de outras organizações de serviço de alimentação é trabalhar em alguns deles.
É necessário desenvolver declarações formais pela qual a empresa se firma a sua missão.
O MERCADO DOS RESTAURANTES
O mercado do restaurante é composta baseiadamente por uma clientela mais ou menos regular.
Para abrir um restaurante é preciso analisar o mercado, para ver se existe demanda suficiente para um determinado nincho. O mercado nincho é um termo utilizado no Jordão de Marting para desenvolver uma fatia ou porção específica de um