INTRODU O RECRUTAMENTO PESSOAL
A evolução ocorrida no campo da administração de empresas após a revolução industrial, impulsionou os departamentos de recursos humanos favorecendo a inserção de profissionais cada vez mais capacitados, para a atuação profissional.
Com desenvolvimento da tecnologia aumento de concorrência começa existir uma necessidade bem maior de mão de obra especializada. Com toda essa evolução a necessidade de um recrutamento bem realizado otimizando recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazem conseqüências benéficas as empresas de todos os portes.
O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.
Para o autor, Chiavenato (2009) o recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização.
Já a seleção de pessoal faz parte do processo providencial de provisão de pessoal. Vindo logo depois do recrutamento. O recrutamento e a seleção de pessoas devem ser tomadas como duas fases do mesmo processo. A seleção constitui a escolha do homem certo pra o lugar certo. A seleção busca entre os recrutados aqueles mais adequados aos cargos da empresa.