Definições de marketing
Propaganda e Marketing – 5º Semestre - Profº Derito
1. GESTÃO DE DADOS E INFORMAÇÃO:
Database Marketing
O Database Marketing é o gerenciamento de sistema de dados atualizados sobre clientes atuais e potenciais de sua empresa e produto. Segundo a National Center for Database Marketing, é um setor de dados usado para identificar os clientes mais propensos a responder as ações de marketing efetuadas pelo departamento de planejamento de uma empresa.
Ele permite a empresa segmentar os grupos de consumidores através da análise do seu perfil e do desenvolvimento de ações dirigidas, permitindo a melhor exploração do público e a descoberta de novos nichos de mercado. Não é simplesmente um cadastro, pois é capaz de gerar e proporcionar interatividade.
Considerado a grande alavanca do marketing direto, o Database considera as diferenças dos clientes para o desenvolvimento de estratégias que otimizem este processo. Deste modo, desenvolve a coleta, manutenção e análise detalhada das informações de determinado público-alvo otimizando e direcionando o desenvolvimento de planejamentos a fim de satisfazer expectativas do público-alvo, quer seja indivíduos ou organizações.
Todas essas informações ajudarão na elaboração e implementação de planejamento estratégico para a satisfação das necessidades e desejos do público-alvo. Utiliza-se de base de dados específicas as ações de marketing, é um processo que viabiliza processos básicos de análise de público e a geração de conhecimento sobre o Data Mining (mineração de dados).
O Database Marketing segue as seguintes fases de processamento de informações: * Definição dos objetivos e questões analisadas (relação entre resultados e objetivos); * Na análise de dados (quantitativa e qualitativa); * Seleção de dados (para cada contexto de mercado e segmento); * Tratamento dos dados (como apresentá-los); * Processamento (quais técnicas de processamento de dados será