DEFINIÇÕES DE MARKETING
Podemos compreender o Marketing como uma ciência que estuda as necessidades e expectativas dos clientes, utilizando-se de métodos de pesquisas mercadológicas, observando novas tendências, lançamentos e oportunidades no mercado consumidor, afim do aperfeiçoamento e desenvolvendo os stakeholders nos processos da prestação de serviços e/ou na produção de bens. Com foco nos quatros P’s do marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.
2 Definições sobre Marketing de Serviços
Entende-se como uma análise de mercado que tem como objetivo desenvolver métodos e técnicas que venham atender as necessidades e desejos de uma demanda existente de forma plena, satisfatória e com qualidade na prestação de serviço, podendo estar ou não ligada a um produto.
Hoffman e Bateson (2008, p. 5) serviços podem ser definidos como ações, esforços ou desempenhos.
“Serviços são quaisquer benefícios intangíveis, que são pagos direta ou indiretamente e que frequentemente incluem um componente físico ou técnico maior ou menor” (Andersen et al.,1983).
3 As características de Serviços
Em suas variantes os serviços possuem quatro características fundamentais para a diferenciação de produtos. São elas: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
3.1 Intangibilidade
A primeira característica dos serviços é a intangibilidade. Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados, ou seja: não podemos apreender um serviço com qualquer dos nossos sentidos, ao contrário do que acontece com os produtos físicos. Como os serviços são atos ou performances, não é possível tanger um atendimento (bom ou mal), uma consulta médica, um corte de cabelos ou o deslocamento proporcionado pela compra de uma passagem aérea.
3.2 Inseparabilidade
Não há separação entre o processo de produção e o processo de consumo, os dois acontecem simultaneamente e com participação do cliente no