Definições de marketing
Um conteúdo bastante resumido sobre os principais aspectos da teoria fundamental do Marketing. Tão falado e tão abordado em seus mais diversos aspectos atualmente o Marketing acaba sendo distorcido por alguns desavisados, que acabam utilizando seus conceitos de forma inadequada, ou chamando de Marketing qualquer tipo de ação, é fundamental desfazer alguns mitos sobre o Marketing:
Marketing não é Propaganda
Embora as duas áreas sejam complementares e atuem muito próximas no mercado, existem diferenças importantes entre elas, sendo que a principal é a seguinte:
• A Ciência por trás da Propaganda é a Comunicação;
• A Ciência por trás do Marketing é a Administração;
Sendo assim, cada uma destas duas áreas, Propaganda e Marketing, possuem repertórios teóricos diferentes, preocupações diferentes e técnicas diferentes.
Especialistas em Comunicação se preocupam com a construção de mensagens e com estratégias de sensibilização dos receptores desta mensagem. Estudam assuntos como estética, semiótica, linguagem etc.
Especialistas em Marketing se preocupam com estratégias administrativas. A base de sua atuação está em atividades gerenciais. Em resumo, administram as relações da empresa com o mercado.
Vejamos então como os principais autores da área da Administração de Marketing definem esta área.
Marketing segundo seus principais autores
A Associação Americana de Marketing tem a definição mais clássica. Nestas duas ou três linhas ficam bastante claros os aspectos da atuação de uma empresa que são gerenciados pelo Marketing:
“Um processo pelo qual se planeja e efetua 1) a concepção, 2) a fixação do preço, 3) a promoção e 4) a distribuição de ideias, bens e serviços que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais.” (American Marketing Association)
Num aspecto bastante prático, o Marketing envolve, portanto quatro atividades gerenciais, sendo elas: criar um produto, determinar o preço que será cobrado por