INTRODU O peter
Este presente trabalho tem por objetivo mencionar a trajetória da vida de Peter M. Senge, que atualmente é um dos reconhecidos autores best-sellers do ramo da gestão de organizações; uma de suas principais obras é “A Quinta Disciplina”, que enfatiza o conceito de que se deve aprender a separar e dividir os problemas para facilitar a execução das tarefas e o tratamento de assuntos complexos, desta maneira, o gestor estará em condições de formar as organizações de aprendizagem. À vista disso, as cinco disciplinas concede à empresa um norte, que funciona como uma tecnologia componente, tais como: Pensamento Sistêmico, Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Trabalho em Equipe e Visão Compartilhada.
2 PETER M. SENGE
2.1 Biografia
Peter M. Senge nasceu em 1947 em Standford, Estados Unidos. Senge formou- se em Engenharia pela Universidade de Standford e obteve mestrado em Modelos de Sistema Sociais e doutorado em Gestão pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é também diretor-fundador da Sociedade para Aprendizagem Organizacional (SOL), ainda na cidade local, estudou Filosofia. Na universidade, Peter foi influenciado pelo livro “Alvorada para os radicais” de Saul Alinsky, que trata das “Organizações da comunidade”, onde pessoas que vivem próximas possam trabalhar unidas para o próprio benefício e da comunidade.
Conhecido atualmente por ser uma das pessoas que mais influenciam em termos de estratégias de gestão nas organizações, o autor conseguiu através de seus anos de experiências em corporações, traduzir a fórmula de sucesso para as mesmas diante de suas afamadas teorias: - “Organizações que aprendem” e “A Quinta Disciplina”.
2.2 Contribuição à Administração das Organizações Peter possui muitos contributos na Gestão e Administração das Organizações; segundo ele, o processo de aprendizagem deixou de ser uma preocupação exclusiva do âmbito acadêmico e passou a integrar na agenda das empresas mais competitivas. A