Introdu o Organiza o Industrial e Pol ticas P blicas
O que é Organização Industrial?
A Organização Industrial é um campo da economia que estuda a estrutura e os limites entre empresas e mercados e as interações estratégicas delas, a fim de agrupa-las em estruturas similares de mercado. Ou seja, consiste na discussão de tópicos relacionados à estrutura da indústria e do mercado e comportamento das firmas, através de hipóteses teóricas, surgidas a partir da realidade ou sugeridas pela microeconomia tradicional, além de abundante informação empírica.
Esse estudo visa considerar como as empresas estão organizadas e como elas competem entre si. A estrutura de mercado predomina e antecede as condutas empresariais.
Os elementos estruturais que são observados e estudados na Organização Industrial são:
- Nível de concentração do mercado;
- Nível de informação;
- Sustituibilidade dos produtos;
- Barreiras à entrada de novas empresas;
- Nível de vendas;
- Quantidade de vendedores e compradores;
- Concentração geográfica;
- Entre outros.
Com a análise dos elementos estruturais, é possível diagnosticar problemas com a formação dos preços, e também, há a capacidade, para a empresa, de influenciar as condições de mercado, através do volume de vendas, ativos e modificar ações e reações de seus concorrentes.
Entre os autores que tiveram participação nesse campo da economia está Joe S. Bain, através de seus estudos e constatações sobre as condições/barreiras de entrada das empresas no mercado. Para ele, essas condições são um indicador do poder de mercado, a partir do momento em que as estruturas de mercado (monopólio, concorrência monopolista, oligopólio e concorrência perfeita) definem seu nível concorrência.
Um âmbito da organização Industrial que será retratado durante esse seminário são as políticas públicas. Sendo assim, as seguintes definições deverão ser apresentadas:
Diferenças entre empresas públicas, privadas ou mistas:
Empresa privada:
Empresa privada é aquela que não é