DOENÇAS PARASITÁRIAS
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SECITEC
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SINOP
UNIDADE REMOTA DE MARCELÂNDIA
Jhessyck Rhaiany Araújo Oliveira
Técnico em Enfermagem
Patologias Parasitárias
Marcelândia – MT
2015
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SECITEC
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SINOP
UNIDADE REMOTA DE MARCELÂNDIA
Jhessyck Rhaiany Araújo Oliveira
Patologias Parasitárias
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Técnico de Enfermagem Da Escola
Técnica de Sinop – MT como requisito avaliativo da
Disciplina de Educação para o
Autocuidado sob a orientação da Prof.ª Fabiana da Silva
Marcelândia – MT
2015
Amebíase
O que é amebíase?
A amebíase é uma infecção parasitária que acomete o intestino. Ela é bastante comum em áreas do mundo onde o saneamento básico é deficiente, permitindo que alimentos e água sejam expostos à contaminação fecal.
Sintomas de Amebíase
A maioria das pessoas com amebíase não manifesta sintomas. Quando eles surgem, no entanto, costumam aparecer de sete a dez dias após a exposição ao parasita.
Sintomas leves de amebíase: Cólicas abdominais, Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional, fadiga, gases em excesso, dor retal durante evacuação, perda de peso involuntária.
Sintomas graves de amebíase: Sensibilidade abdominal, Evacuação de fezes líquidas, às vezes com sangue, Evacuação de dez a 20 vezes por dia, Febre, Vômitos.
Transmissão
Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal. Entamoeba histolytica libera cistos, que são uma forma relativamente inativa do parasita e que pode viver por vários meses no ambiente em que foram depositados, geralmente nas fezes, no solo e na água. Eles também podem ser transmitidos por