Introdu o metodologia de pesquisa
Conteúdo
Observação do Aluno
1. Tipo de obra
Livro
1.1. Ano da Publicação
2013
1.2. Editora
Penso
1.2.2. Páginas
256
1.3. Título
Introdução à Metodologia de Pesquisa
1.3.1. Título original
Introduction to research methodology
1.3.2. Título do Capítulo
Capítulo 1 - Por que Pesquisa Social?
"Pesquisa Social é a análise sistemática das questões de pesquisa por meio de métodos empíricos (por exemplo, perguntas, observação, análise dos dados, etc.). Seu objetivo é fazer afirmações de base empírica que possam ser generalizadas ou testar essas declarações." (...) (pág. 18)
A pesquisa social pode ajudar de duas maneiras, uma delas é ajudar a realizar o próprio estudo impírico, e a outra à avaliar uma pesquisa existente. De acordo com Uwe, a pesquisa social pode ser distinguida em três áreas: Pesquisas básicas, que são desenvolvidas em teorias; Pesquisas aplicadas, testadas de teorias em campos práticos e Pesquisas de ações participatórias, que são análise dos campos e sua mudança concomitante. Através dessas áreas, podemos utilizar a pesquisa social para explorar questões, campões e fenômenos; oferecer dados empíricos e análises como uma base para o desenvolvimento de teorias; etc.
De acordo com o autor: "Pesquisa quantitativa é um procedimento estritamente orientado para o objetivo, que visa á 'objetividade' dos seus resultados por meio de uma padronização de todos os passos na medida do possível, e que postule uma verificabilidade intersubjetiva como a norma central para a garantia da qualidade". Uma das vantagens da pesquisa quantitativa é permitir o estudo de um grande número de casos em um curto período, e os resultados são extremamente generalizáveis.
Na pesquisa quantitativa os dados são analisados através de estatisticas (amostragem aleatória).
Segundo Uwe, na pesquisa qualitativa "A coleta de dados é concebida de uma maneira muito mais aberta e tem como objetivo um quadro abrangente possibilitado pela