INTRODU O Maioridade Penal
Estamos tratando de um assunto do qual tem gerado muitas discussões em todo o país, pois se trata sobre a nova redução da maioridade penal, onde muitos opinam a favor e outros contra.
DESENVOLVIMENTO
Falar em redução da maioridade penal é fácil quando não se conhece o problema de fato. Muitos apóiam a redução mas não tem o mínimo de conhecimento sobre o assunto.Para a maioria basta reduzir a idade e o problema será resolvido, mas sabemos que não é assim que funciona.
Vivemos em um país onde a desigualdade social é gritante, educação, segurança, falta de emprego são precários e a falta de estrutura familiar está intimamente ligada à vida criminal de uma criança ou adolescente.
A família tem grande responsabilidade social, porém podemos observar que as mesmas negligenciam uma vida digna aos menores. Onde exploram seus filhos, abusam sexualmente deles e agridem sem a menor culpa. A falta de estrutura acarreta em conseqüências prejudiciais a todos, impossibilitando um bom desenvolvimento moral e psicológico.
Esses problemas contrariam a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde diz que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Punindo na forma da lei qualquer atentado. Mas sabemos que esses direitos estão muito longe de serem respeitados.
Mesmo com todos esses fatos 93% da população defende a redução, querem penas mais severas para os menores infratores, porque segundo a maioria dos que aprovam concordam que eles já têm estrutura física e mental para cometer um crime, também já podem responder por seus atos.
Concordo que devem ser responsabilizados pelos seus atos, mas é necessário ter uma política que ao mesmo tempo reduza a maioridade, também invista em uma melhor infra-estrutura. Reduzir a idade sem ter condições adequadas é perigoso, porque ao mesmo tempo em que se arruma se estraga.
Colocar esses menores nos presídios junto com os demais é como