introdu o engenharia
Engenheiros civis são profissionais que estudam, projetam, fiscalizam e supervisionam construções de pontes, elevados, túneis, viadutos, edifícios, redes hidráulicas e de esgoto, barragens, rodovias, ferrovias, estádios etc. Transformam, através de cálculos e desenhos, materiais brutos - calcário, pedra, ferro, aço, madeira, terra, areia - em estruturas úteis para o homem, buscando sempre o menor custo e as melhores condições de segurança.
1.1. Formação Necessária
Para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário o diploma de graduação em engenharia civil. O total domínio do inglês e de computação são exigências comuns. Além da formação técnica de qualidade, as empresas cada vez mais demandam conhecimentos na área gerencial e valorizam conhecimentos gerais. Engenheiros devem estar sempre bem informados sobre novas tecnologias em sua área de especialização, que avançam muito rapidamente, através de constante leitura de revistas e livros especializados.
1.2. Áreas de atuação
Construção Urbana: Projeta, constrói e reforma edifícios residenciais, comerciais e industriais. Estruturas e Fundações: Projeto e construção de estrutura (madeira, concreto e aço) e de fundações que apoiam as edificações. É responsável pelos cálculos sobre o material a ser utilizado e pelas dimensões da obra. Hidráulica: Projeto e construção de barragens, canais e eclusas; instalações hidráulicas para a produção de energia elétrica, sistemas de irrigação e drenagens e estações de bombeamento de água. Saneamento: Planejamento e construção de redes de captação e distribuição de águas e estações para tratamento de água e de esgotos. Transportes: Planejamento e coordenação de obras como ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
1.3. Mercado de trabalho
O mercado está em alta para o setor de construção civil. Há uma movimentação muito grande no setor privado na área de construção e operação de estradas com o processo de privatização, que inclui