Avalia o a Distancia
UA Estudos Socioculturais
Título do Trabalho: Relações Étnico-Raciais
Autor: Louise de Souza Knabben Cidade: Florianópolis
Relações Étnico-Raciais
É possível interpretar contextos locais construindo olhares de diálogo com as diferenças étnico-culturais como riqueza, nossas e dos outros, e não como ameaça.
Nossos estudos socioculturais permitem notar, com a maior proximidade possível,
“que as formas de comportamento e de vida em sociedade que tomávamos todos espontaneamente por inatas - nossas maneiras de andar, dormir, nos encontrar, nos emocionar, comemorar os eventos de nossa existência, são, na realidade, o produto de escolhas culturais. Ou seja, aquilo que os seres humanos têm em comum é sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos; pois se há algo natural nessa espécie particular que é a espécie humana, é sua aptidão à variação cultural.” (LÈVY-STRAUSS apud LAPLANTINE, 2005, p. 9).
Portanto, para necessidades iguais, as culturas criam mil receitas diferentes.
Relações Étnicos-Raciais na sociedade brasileira A sociedade brasileira é composta por diferentes grupos étnico-raciais, o que a torna uma das sociedades culturais mais ricas de todo o mundo. No entanto, sua história é marcada por discriminações, principalmente contra negros e indígenas, dificultando seu desenvolvimento econômico, político e social.
Nós que formamos uma sociedade, precisamos compreender que o convívio com pessoas diferentes é necessário para o nosso crescimento, tanto moral como espiritual.
Relações Étnico-Raciais em
Florianópolis
Em minha rotina de trabalho e faculdade, costumo pegar transporte coletivo para chegar nos mesmos. Durante esse trajeto vejo inúmeros tipos de pessoas e situações. Muito dos indivíduos são imigrantes, alguns negros, uns com jeito de vestir diferente do que costumamos ver, cada um com a sua identidade. Independente