Introdu O Eletricidade
1 - A carga elétrica e a eletrização
Desde o estudo da termodinâmica, a física voltou-se predominantemente ao mundo microscópico, aos fenômenos cuja natureza reside na existência e nas características e propriedades das partículas elementares. Inacessíveis à observação direta, elas são detectadas indiretamente pelas pistas ou traços deixados em grandes máquinas, onde são produzidos os mais diferentes ensaios experimentais, orientados por hipóteses teóricas. A eletricidade reside em partículas que compõem o átomo, ou melhor, na carga elétrica, propriedade de algumas partículas elementares, cuja compreensão e aplicação se amplia dia a dia, embora a natureza intrínseca dessa propriedade talvez demore a ser compreendida.
Os fenômenos de natureza elétrica são conhecidos há séculos. O termo eletricidade se origina da palavra elektron, nome grego do âmbar, resina que se petrifica séculos depois de secretada por algumas árvores, fragmentos de âmbar, quando esfregados com a pele de algum animal, adquirem a propriedade de atrair pequenos corpos como penas, pedaços de pergaminho ou folhas. Aliás, o ato de esfregar um corpo contra o outro foi a primeira forma eficiente utilizada pelo ser humano para produzir eletricidade.
Eletrizar um corpo é dotá-lo de eletricidade. O que isso significa e a explicação desse processo dependem da nossa compreensão da estrutura elementar da matéria.
A idéia do átomo como constituinte elementar da matéria tornou-se definitivamente aceita desde o início do século XX. E, com ela, a convicção de que a eletricidade é uma propriedade de partículas elementares que compõem o átomo: oselétrons, partículas que contêm a carga elementar negativa, dispostos em camadas que se assemelham a nuvens envolvendo o núcleo do átomo, e os prótons, partículas de carga elétrica positiva, localizados no núcleo.
Características da carga elétrica:
A carga elétrica se conserva, isto é, a carga elétrica total de um sistema eletricamente isolado é