1 Introdu o a seguran a com eletricidade
A atualização da legislação prevenção de acidentes do ferramentas à disposição empregadores para garantir seguros e saudáveis.
brasileira referente à trabalho é uma das de trabalhadores e ambientes de trabalho
O novo texto da Norma Regulamentadora Nº 10, instituída através da portaria nº 598 de 08 de dezembro de
2004, atual Ministério do Trabalho e Emprego, reflete em grande parte as propostas emanadas do Grupo Técnico
Tripartite de Energia - GTTE .
Apresentação
A inovação da Convenção Coletiva de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Elétrico no Estado de São Paulo foi a criação de treinamento específico em aspectos de
Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho, definindo tópicos e duração mínima, cujo teor foi reforçado no texto da NR 10.
Introdução
Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores. Conseqüência da “invisibilidade”: exposição situações de riscos ignoradas ou subestimadas.
à
Objetivo deste material: é permitir ao trabalhador o conhecimento básico dos riscos a que se expõe uma pessoa que trabalha com instalações ou equipamentos elétricos, incentivar o desenvolvimento de um espírito crítico que lhe permita valorar os riscos.
Introdução
O treinamento é dirigido à prevenção de acidentes: e em nenhuma hipótese vai substituir treinamentos voltados à execução de tarefas específicas, permitindo, ao trabalhador ampliar sua visão, garantindo sua segurança e saúde.
A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica apresentam riscos diferenciados em relação ao consumidor final.
A Metodologia de análise de riscos é de fundamental importância para a avaliação crítica das condições de trabalho. Introdução
Com a evolução das tecnologias disponibilizadas à sociedade, cabe ao trabalhador que atua no Sistema
Elétrico de Potência, observar e praticar os procedimentos relativos à prevenção de acidentes, pois como se diz no ambiente laboral:
“A Segurança é DEVER de Todos”.