Introdu O Baga O Da Cana
O concreto convencional e asfáltico pode ser o material de maior custo, em um pavimento Flexível edificações e infra estrutura , portanto, a substituição de um de seus componentes, ou parte deles, por resíduos industriais como a cinza da cana pode contribuir para redução de custo sem alterar significativamente as suas propriedades, além de diminuir o impacto ambiental causado pela necessidade de áreas específicas para deposição dos resíduos. (SOBRAL, 1984)
A Indústria da Construção Civil apresenta um dos maiores potenciais para aproveitamento de resíduos não só os de seus próprios processos, como também os de outras indústrias. Na pavimentação, alguns resíduos já são usados com sucesso como o resíduo de construção e demolição (RCD), cinza volante, material fresado de revestimentos, grânulos de pneus, escória de aciaria, etc.
Amplamente empregados na construção civil, a argamassa e o concreto são constituídos por uma mistura de materiais. A argamassa agrega cimento, areia e água e é aplicada no assentamento de tijolos e pisos, no revestimento de paredes e na impermeabilização e acabamento de superfícies. Já o concreto, utilizado em aplicações estruturais, é a combinação da argamassa com pedra britada. No estudo, os pesquisadores da UFSCar verificaram que a substituição de 30% a 50% em massa da areia pelas cinzas de bagaço de cana mantém as propriedades físicas e mecânicas das misturas e ainda traz ganhos de resistência.( SALES.2010)
Há anos estudando formas de substituir os agregados naturais usados na argamassa e no concreto por soluções ecologicamente corretas, os pesquisadores da UFSCar, viu nessas verdadeiras montanhas de resíduos um grande potencial. Uma caracterização física microscópica mostrou que as cinzas do bagaço de cana têm um perfil bastante próximo ao da areia natural, com uma porção cristalina e alto teor de sílica. constataram que a troca seria uma boa maneira de ajudar a diminuir o impacto ambiental no leito