Introdu O Automa O
Introdução………………………………………………………………………………….2
A história da automação……………………………………………………………...3,4,5,6
Vantagens e desvantagens…………………………………………………………..7
Conclusão…………………………………………………………………………………..8
Bibliografia………………………………………………………………………………...9
Introdução
O termo Automação provém do latim Automatus, que significa ‘‘mover-se por si’’, a automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção, ou pode ainda ser definida como aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.
História da automação
Desde a pré-história, o homem já tentava mecanizar suas atividades. Não é por acaso que a roda, moinhos movidos por vento ou força animal e rodas d’água foram inventados. Essas invenções demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho antes mesmo da automação industrial.
Para entendermos o que é automação industrial, primeiro devemos olhar para os anos 50. Foi nessa época, também conhecida como anos dourados, que o termo automação começou a se popularizar. Assim, descrevia-se a movimentação automática de materiais.
Convém lembrar que desde de meados do século XVIII o homem já caminhava no campo da automação industrial com o aperfeiçoamento dos processos de produção, como por exemplo a mudança do processo artesanal na produção industrial na Inglaterra.
Se pararmos para pensar por um instante podemos perceber como a automação está intimamente ligada ao nosso dia-a-dia, desde o despertador que utilizamos para acordar, os semáforos que nos controlam o transito,