INTRODU O AO ESTUDO DE FLU DOS
Um fluido é uma substância que pode escoar, sendo que nesta classe de substâncias se encontram os líquidos e gases. Já os sólidos não apresentam esta propriedade de fluir.
Algumas vezes, podemos indicar que o estado fluido compõem o que chamamos de quarto estado de agregação da matéria, os outros três estados de agregação sendo os estados sólido, líquido e gasoso. A diferença entre estes estados se deve ao grau de agregação da matéria: no estado sólido os átomos estão muito unidos. Já no estado líquido eles se encontram mais separados, a separação sendo máxima no estado gasoso:
Os fluidos desempenham um papel muito importante nas nossas vidas: nós os bebemos, os respiramos, nos matemos vivos por causa deles já que eles circulam pelo corpo humano, realizando as mais diversas tarefas. Também a lava que escorre de um vulcão é um fluido, que à medida que se resfria, se solidifica, uma vez que o centro da Terra é composto por uma substância fluida, denominada magma. Num carro, por exemplo, há fluidos nos pneus, no sistema de lubrificação e de freios e no sistema de ar condicionado. Os aviões e jatos só se mantêm no ar porque usam o ar como fluido de sustentação:
Assim podemos dizer que, ao contrário dos sólidos, um fluido é uma substância que pode fluir, adquirindo a forma do recipiente que o mantém. Os gases e os líquidos também apresentam esta propriedade.
DENSIDADE E PRESSÃO -1
Como um fluido adapta sua forma ao recipiente que o mantém, suas propriedades podem variar de ponto a ponto. Assim para estudar os fluidos, existem duas há duas grandezas muito úteis: a densidade e a pressão.
Num fluido é mais adequado falar-se em densidade e pressão do que em massa e força. Veja as definições destas duas quantidades.
Densidade: A densidade de um fluido como a água, por exemplo, é definida como a razão entre a massa e o volume ocupado por ele.
A densidade é uma grandeza que se define não somente para os líquidos, mas também para os