Análise do ruído em uma oficina mecânica da Universidade Federal de Campina Grande
Federal de Campina Grande
Maria da Glória Fernandes Nascimento (UFCG) – gloryafernandes@hotmail.com
Maria Luiza de Ulisses Guerra Paiva (UFCG) – maria_luiza_paiva@hotmail.com
Resumo: Neste artigo será apresentada uma análise dos níveis de ruído encontrados em uma oficina mecânica localizada na Universidade Federal de Campina Grande – PB, avaliando se esses níveis estão dentro do permitido pela NR-15. O procedimento metodológico para coletar os dados foi através da função decibelímetro do analisador de ambiente multifunções portátil.
De acordo com os resultados da pesquisa, as medições revelaram que em alguns pontos o nível sonoro excedeu o permitido, mas em relação à média, esses níveis se encontram dentro do exigido pela NR-15. As sugestões e aplicações visam melhorar as condições laborais, sendo essenciais ao combate aos prejuízos à saúde ocupacional. Deste modo, tanto as empresas como qualquer outro ambiente laboral devem buscar a qualidade no trabalho, investir em ergonomia, segurança do trabalho e adquirir vantagens em relação à qualidade de vida no trabalho para os trabalhadores e para as instituições.
Palavras-chave: Oficina mecânica; Ruído; Segurança.
1. Introdução
A segurança do trabalho tem como objetivo fundamental, a prevenção e a eliminação de causas de acidentes no trabalho, doenças ocupacionais, bem como, proteger a integridade e a capacidade do trabalhador. Marras (2002) cita que a prevenção de acidentes no trabalho é um programa de longo prazo que objetiva, antes de tudo, conscientizar o trabalhador a proteger sua própria vida e a dos companheiros por meio de ações mais seguras e de uma reflexão constante sobre a descoberta de condições inseguras que possam provocar eventuais acidentes no trabalho. O ambiente de trabalho pode expor os trabalhadores a condições ambientais desfavoráveis à sua saúde, devido à presença de riscos físicos, ergonômicos e mecânicos, riscos esses que são