Portf Lio 01 Fundamentos Da Educa O
Tarefa: Portfólio 01
Nome: Carlos Eduardo da Silva Carvalho
RA: 1140290
Turma: DGEF1401VIT1Y
Parecer do Tutor:
Durante a Idade Média a Igreja detinha o poder da palavra através da educação, instrumento da qual ela mantinha o monopólio, restringindo a liberdade de pensamentos. Com a transição para o período da Idade Moderna a Igreja perdeu parte do poder que detinha sobre a sociedade, entrando em cena o Estado como o novo detentor desse instrumento de controle que é a forma de educar.
Neste novo período, a pedagogia passa a se tornar objeto de saber técnico-científico, voltada formação de um indivíduo formal e normativo. Inicia-se então um período onde diversas correntes surgem voltadas a forma de educar. Algumas linhas de pensamentos defendem a formação do indivíduo voltada ao trabalho e à convivência pacífica compatíveis com a política do Estado. Outra linha de pensamento defende a educação como forma de promover o cidadão desenvolvendo seus talentos, objetivando também a formação de um cidadão pensante, tornando-se um ser ativo e crítico. Ideia esta, oposta aos ideais de uma educação para o Estado.
Na Idade Moderna novas descobertas científicas constituíram um fator positivo ao desenvolvimento das escolas modernas. Diversas teorias eclodiram, iniciando assim uma onda de formação de pensadores críticos ao controle do Estado.
A formação subjetiva do indivíduo, ou seja, o espaço íntimo do cidadão passa a ter seu espaço na área educacional. A partir de então, o homem passa a ter uma visão crítica da figura do Estado e passa a possuir maior liberdade de expressão e de pensamentos.
REFERÊNCIA
CORRÊA, Rubens Arantes
Fundamentos da educação/Material de apoio – Batatais, SP: Claretiano, 2013