Introdu O Administra O E S Organiza Es
Os administradores são responsáveis por guiar organizações e seu principal objetivo é fazer com que elas alcancem suas metas.
As organizações, por sua vez, realizam trabalhos que um homem sozinho não seia capaz. Elas são compostas por um grupo pessoas que se juntam por um mesmo objetivo. A administração consiste em coordenar e gerenciar os membros da organização e seus recursos de maneira eficaz e eficiente, sendo subdividida em quatro elementos: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
Responsáveis por levar as organizações a alcançar seus objetivos, os administradores coordenam as atividades dos demais membros e também executam algumas tarefas. Independente do nível organizacional que eles ocupam, as funções que os administradores ocupam estão interligadas e se complementam, levando assim as organizações ao sucesso.
A administração possui várias funções, e todas têm de ser executadas de modo interativo para a organização ter um melhor desempenho. As funções que um administrador desempenha são basicamente as mesmas, independente de seu nível hierárquico.
As organizações são divididas em áreas funcionais, dependendo de sua atividade principal e de sua metas. São elas: área de produção de bens ou prestação de serviços; área comercial e de marketing; área financeira; e área de recursos humanos. Essas áreas permitem que seus membros se especializem em tarefas e funções específicas, gerando um ganho maior à empresa.
Os administradores têm a responsabilidade de estabelecer relações interpessoais com os membros da organização ou com quaisquer pessoas ligadas ou de interesse dela. Eles tem que desenvolver e desempenhar várias habilidades, mas a importância de cada uma irá variar dependendo do cargo que ocupam.
O trabalho de um administrador é basicamente o mesmo, mas o Brasil tem um estilo próprio de administrar, que é caracterizado por: concentração de poder; personalismo; postura de espectador; aversão ao conflito;