Introdu O 1
O desenvolvimento da comunicação relacionada a engenharia levou anos de estudos e trabalhos, sendo assim houve constatação que há uma diferença entre a realidade da comunicação técnica e a visual. Diante disso, foi desenvolvida uma pesquisa em prol da forma de comunicação mencionada.
Para ser um bom engenheiro é preciso reunir conhecimentos e a capacidade de pesquisar, entretanto um profissional se destaca devido a sua facilidade em comunicar com eficiência e clareza suas ideias e trabalhos.
O foco de estudo
O catalogo tecnológico ganhou o foco por causa da transição entre a comunicação técnica e a ferramenta de marketing institucional, contudo, um tem a função de ensinar a ética, ser o responsável pela transmissão do conteúdo claramente e outro de persuadir.
Entre os critérios expostos que explicam este tipo de comunicação, estão em evidencia, o alto custo para encontrar informações em ambientes com a má organização e o alto custo para produção de um material de comunicação. É importante ressaltar que a marca com um custo alto não é apenas relacionado à estética, mas que de uma forma pratica consegue transmitir informações uteis.
A possibilidade de encontrar as informações necessárias e usa-las adequadamente é dada pela disciplina que tem como seu ponto de partida buscar orientar o usuário, cabe ao profissional estudar bastante para tratar com a tecnologia em cada produto desenvolvido por ele.
A comunicação técnica
Em países Norte Americanos e Europeus a comunicação técnica é praticada com mais intensidade, por isso é natural que o ensino passa a ser responsabilidade de faculdades de tecnologia. Um engenheiro deve ter uma comunicação técnica no seu dia a dia, entretanto percebe-se que falta formação adequada para união de engenharia e comunicação para chegar em um resultado satisfatório.
Contudo, é necessário que profissionais do ramo de comunicação técnica tenha habilidades nos conhecimentos de comunicação e conhecimento