Introdu 1
Este trabalho relatara sobre a reutilização de materiais recicláveis na construção civil e uso de materiais renováveis ou recicláveis na indústria da construção. No entanto, existem diferentes tipos de resíduos comuns que podem ser reutilizados como matéria prima de produtos para a construção civil. Um exemplo é o PET descartado em grande quantidade no meio ambiente, que pode ser utilizado na confecção de torneiras. Tubos de creme dental, embalagens cartonadas utilizados na confecção de telhas, painéis, placas. Embalagens plásticas geradas.
desenvolvimento
Com a evolução tecnológica e a preocupação contínua pela preservação do meio ambiente, cientistas, engenheiros ou pessoas comuns desenvolveram técnicas para a construção civil usando materiais recicláveis como o pneu, as garrafas PET e o isopor. Esta estratégia, além de gerar menos lixo como o entulho, resulta em uma boa economia no final da obra.
A indústria da construção civil é responsável por uma grande parte do lixo produzido nas grandes cidades. As empreiteiras produzem milhares de quilos de entulho. Estes, por lei, não podem ser depositados em aterros sanitários e terrenos baldios. Isto gera um grande problema para as metrópoles. Uma das possíveis soluções seria o uso de materiais recicláveis. Já existem experimentos que usam o EPS (isopor) reciclado e garrafas PET para produzir blocos para a construção civil. Os blocos são chamados de ISOPET. Eles são encaixados e cobertos por uma fina camada de concreto leve. Com essa medida, a necessidade de produtos como areia grossa e fina – que é escassa em muitas regiões – deixa de ser prioritária. Essa prática também reduz o consumo de energia elétrica, fato que reduz substancialmente o valor final da obra. Um dos pontos positivos do uso desses materiais alternativos é que, no caso do pneu e do isopor, pela especificidade da sua composição química, eles produzem um