INTRODU 1
O presente trabalho terá como objetivo a formulação das respostas para os questionamentos a cerca da importância do planejamento e controle, quando estes estão relacionados ao orçamento empresarial. Desta forma, iremos estruturar os esforços desta pesquisa para promover uma leitura explicativa e conclusiva a respeito das funções de planejamento e controle, tendo o orçamento empresarial como instrumento detalhado da alta gerência.
1. PLANEJAMENTO E CONTROLE RELACIONADOS AO ORÇAMENTO
Ao iniciarmos, precisamos ter clareza o que venha ser orçamento e sua importância dentro de uma organização. Sendo assim, Lunkes (2003, p.35) apresenta a origem da palavra orçamento derivando-a dos antigos romanos.
“a origem da palavra orçamento deve-se aos antigos romanos, que usavam uma bolsa de tecido chamada de Fiscus para coletar os impostos. Posteriormente, a palavra foi também utilizada para as bolsas da tesouraria e também para os funcionários que as usavam”.
O autor contempla ainda que a atual utilização da palavra deve-se ao desenvolvimento da Constituição Inglesa em 1689. Existia ainda também uma lei onde dizia que somente o rei ou o primeiro ministro poderia cobrar certos impostos ou gastar certos recursos com o consentimento do parlamento.
O orçamento dentro da gestão empresarial é mais bem entendido quando analisado junto às funções administrativas. Os diversos sentidos de “administração” de uma empresa podem ser sintetizados em três funções básicas: planejamento, organização e controle (OLIVEIRA et al., 2005). O seguinte trabalho trará a importância do planejamento e controle para a precisão do orçamento empresarial.
Assim, definimos orçamento segundo o PMBOK como “agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos”.
Para Tung (1994), o orçamento é considerado um ciclo de planejamento, execução e controle e engloba: a organização empresarial; os sistemas de registro; os sistemas