intradermica
1.1 – Conceitos
Na utilização da aplicação por via intradérmica à solução, medicamento é administrado na camada superficial da pele, chamada derme.
Os locais mais utilizados para injeções intradérmicas é a face anterior do antebraço, onde se realiza testes de hipersensibilidade (PPD), na região escapular para testes de alergias, por serem locais pobres em pelos e de fácil visualização. Para a administração da vacina BCG-ID, esta é feita na inserção inferior do musculo deltoide do braço direito.
O volume máximo indicado a ser introduzido por essa via é de 0,5 ml, sendo que para a vacina BCG, o volume a ser administrado é 0,1 ml.
1.2 – Finalidade
A aplicação por via intradérmica tem com finalidade a ser utilizada para administração da vacina BCG-ID, e para realização de prova de hipersensibilidade (prova de PPD para TB) e sensibilidade de algumas alergias (fins diagnostico) por ter sua absorção muito lenta.
1.3 – Principais Complicações
1.4 – Materiais utilizados
Bandeja
Seringa de 1 ml, pois possui escalas de frações em mililitros(0,1ml)
Agulha para aspirar à solução
Agulha pequena (entre 10 e 13 mm de comprimento), fina (entre 3,8 e 4,5 mm de calibre) e com o bisel curto.
Solução/medicamento a ser administrado
Bolas de algodão
Luvas de procedimento
1.5 – Procedimentos
Lavar as mãos
Reunir o material e realizar o preparo da medicação que será administrada
Levar até o paciente e explicar o procedimento
Calçar as luvas e expor a área/local de aplicação
Fazer a limpeza do local com algodão seco
Quando for necessária uma higienização mais segura esta deve ser feita com agua e sabão. O álcool não é indicado na injeção intradérmica, para evitar uma possível interação com o liquido injetável, ela presença dos poros e pelo fato de o liquido ser depositado