Intoxicação metais pesados
R1-Existe uma diferença de risco entre as empresas que produzem CCA e a empresa que o utiliza para tratamento da madeira, se observar as quantidades de As, Cu, Cr eliminada na urina pode observar que as usinas de tratamento apresentam uma concentração maior embora ainda abaixo da IBMP, isso pode ser justificado pela forma como as empresas realizamo trabalho. Na empresa que produz o CCA não há contato dos produtos com o trabalhador todo processo é mecanizado ficando o trabalhador apenas encarregado de fiscalizar o processo. Já nas usinas de tratamento há um contato maior do trabalhador com o produto provavelmente pelo processo de trabalho ser mais manual.
R2-As considerações relevante ao manuseio do produto formulado é que embora a usina 2 apresente áreas de trabalho sem determinadas substancia, seus funcionários apresentam quantidades maiores dessas substancias na urina, podendo-se deduzir, que essa empresa não segue as normas de segurança. Alem disso pode-se deduzir também que o processo produtivo da usina 2 é realizado de uma forma mais manual, favorecendo um maior contato do trabalhador com o CCA.
R3-A diferença entre as duas usinas pode justificar o maior cuidado com segurança do trabalho de uma empresa em relação à outra.
R4-As informações adicionais necessárias são as condições das empresas como as instalações, o volume da produção, a mecanização do processo produtivo.
R5-As medidas de controle seriam para reduzir ao maximo o contato com o CCA,tais como mecanização de todo o processo produtivo, utilização de EPI específicos e eficientes , melhora no ambiente de trabalho ta si como exaustores e ventiladores , rodízio dos trabalhadores, entre outras normas de sgurança.
Marcelo F. Oltramari
Jeferson