Fichamento de transcrição
CAMPUS DE ARAGUAÍNA.
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.
Acadêmico: Fernando sousa
Professor: Jaime
Disciplina: Seminários IV
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
1. A Formação do Espírito Cientifico: Epistemológico Plano da obra (pp.17-28). Capítulo Primeiro.
“O epistemólogo deve, pois, captar os conceitos científicos em sínteses psicológicas efetivas, isto é, em sínteses psicológicas progressivas, estabelecendo, a respeito de cada noção, uma escala de conceitos, mostrando como um conceito deu origem a outro, como está relacionado a outro.” “O pensamento científico vai logo aparecer como dificuldade vencida, como obstáculo superado.” “De maneira mais precisa, detectar os obstáculos epistemológicos é um passo para fundamentar os rudimentos da psicanálise da razão.” (p.22-24)
“A primeira experiência ou, para ser mais exata, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura científica. (...) nossa investigação caracterizando esse obstáculo e mostrando que há ruptura, e não continuidade, entre a observação e a experimentação, o pensamento empírico assume, portanto, um sistema. Mas o primeiro sistema é falso.” “Como na atividade científica, temos de inventar, temos de considerar o fenômeno sob outro ponto de vista. Mas é preciso legitimar nossa invenção: concebemos então nosso fenômeno, criticando o fenômeno dos outros.” “Também é muito difícil estabelecer uma hierarquia do erro e seguir uma ordem determinada para descrever as desordens do pensamento, vamos examinar sucessivamente o perigo da explicação pela unidade da natureza, pela utilidade dos fenômenos naturais.” “Com a idéia de substância e com a idéia de vida, ambas entendidas
De modo ingênuo, introduzem-se nas ciências físicas inúmeras valorizações
Que prejudicam os verdadeiros valores do pensamento