Intervenções e adaptações curriculares de aprendizagem
INTERVENÇÕES E ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE APRENDIZAGEM
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
“A dificuldade de aprendizagem é uma situação momentânea na vida do aluno, que não consegue caminhar em seus processos escolares, dentro do currículo esperado pela escola, acarretando comprometimento em termos de aproveitamento e/avaliação” (Hashimoto, 1997).
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus, pois Ele é fonte de toda sabedoria.
Ao meu marido, filhos e netos pelo incentivo dado, porque não é fácil em se tratando de estudar numa faixa etária avançada, os obstáculos são maiores e, muitas vezes, sentimos as dificuldades de forma mais intensa. O apoio recebido da minha família foi externado nas ocasiões que pensei em desistir.
RESUMO
O presente estudo visa discutir a questão das intervenções e adaptações curriculares de aprendizagem no âmbito do contexto escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, onde o trabalho do psicopedagogo articulado com o professor pode contribuir para promover uma educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica foi o método escolhido para este estudo. A leitura atenta e sistemática de obras de teóricos pesquisadores do assunto, site do Ministério de Educação, entre outras fontes possibilitaram conhecer as diferentes contribuições disponíveis sobre o tema estudado, servindo de suporte para a definição do problema, determinação dos objetivos, na construção das hipóteses. O objetivo maior desse trabalho é apresentar a importância do estudo psicopedagógico na implementação de ações para a inclusão de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem e portadoras de necessidades especiais na escola regular.
Palavras-chaves: