Interven O Psicopedag Gica
632 palavras
3 páginas
Intervenção Psicopedagógica - como é feito o "tratamento" após o diagnóstico? Há um certo mistério sobre o que acontece nas sessões de intervenção psicopedagógicas... E, confesso que, antes de estudar e atuar como psicopedagoga tinha muita curiosidade em saber. O problema era que alguns profissionais confundiam o fato do sigilo sobre determinadas informações expostas pelo aluno com o fato de não poder contar nada a ninguém! Acredito que o profissional deve manter a transparência de seu trabalho com os pais, informando-os sobre o quê está trabalhando com a criança/adolescente, bem como dizer sobre as técnicas que estão sendo utilizadas. Isso não é infligir qualquer conduta de sobre os expostos na sessão. Trata-se de manter a clareza de seu trabalho e de diminuir a ansiedade da família sobre o tratamento. Menciono "tratamento" por ser se tratar de um processo focalizado na atuação de um problema dentro do contexto causa=sintoma. Sendo assim, a palavra "tratamento" adequa-se corretamente, segundo já comentado por Visca.
Outro fator que contribui para o mito existente na intervenção/tratamento psicopedagógico é a escassez de literatura sobre esse tema. Existem vários livros que descrevem, dentro das diversas abordagens, como deve ser a avaliação. Em boas faculdade de Pedagogia, os alunos aprendem sobre a mesma na graduação... mas, e depois?? Como fazer a intervenção? Após a avaliação inicial, o psicopedagogo deve elaborar as hipóteses diagnósticas sobre os dados levantados. Observe o roteiro abaixo que pode facilitar o levantamento sobre essas hipóteses:
No sujeito: são orgânicas? São afetivo-cognitivas?
Psicológicas? (Encaminhe para um psicólogo - com relatório sobre os fatos observados)
Na família? Como o sujeito "aprendeu a aprender"?
Na escola? Problemas com a relação professor-aluno? Inadequação metodológica? As hipóteses devem abordar três focos: o sujeito, a família e a escola. Se forem observados