Intertextualidade
Vejamos alguns exemplos: Mania de você-Rita Lee
Meu bem você me dá
Água na boca
Hum! Rum!
Vestindo fantasias
Tirando a roupa
Molhada de suor
De tanto a gente se beijar
De tanto imaginar
Imaginar!
Loucuras...
Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um produto alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita Lee, Mania de você.
Aqui temos a intertextualidade realizada entre a criação de Matt Groening, criador dos Simpsons, e a obra A persistência da memória, de Salvador Dalí.
Deuses do futebol: Urucubaco Shakespeare
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia".
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia".
Olímpico leitor, divinal leitora, há mais coisas entre o céu dos deuses e a terra do futebol do que sonha a nossa vã crônica esportiva:
Determinadas situações do jogo e certas fases pelas quais os times passam não são, como pensam alguns, obra do acaso. Ao contrário, são uma manifestação da vontade de seres superiores, seres que controlam a nossa vida desde o dia em que o
Caos gerou a Noite. (trecho de crônica de José Roberto Torero).
Sabemos que todo texto, seja ele literário ou não, é oriundo de outro, seja direta ou indiretamente. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualidade. Como é o caso do exemplo acima.
A intertextualidade acima se dá devido ao fato do anúncio publicitário da rede de quitandas Hortifrúti fazer alusão ao filme “Tropa de