Interpretação e produção de textos
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profa. Márcia Selivon
Tipo e gênero
Tipos de textos –referem-se a aspectos mais gerais Gêneros textuais – referem-se a aspectos mais específicos. Podem ser: Orais ou escritos Formais ou informais
Diversidade dos gêneros textuais
Os gêneros surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem nas práticas do dia a dia. O conjunto dos gêneros é potencialmente infinito e mutável, materializado tanto na oralidade quanto na escrita. Exemplos de gêneros textuais: telefonema, carta, romance, bilhete, reportagem, lista de compras, piadas, receita culinária, contos de fadas.
Gêneros textuais e contexto
Gêneros são utilizados para situações e/ou finalidades diversas. De modo geral, todos os gêneros textuais têm em comum, basicamente, três características: a) O assunto: o que pode ser dito através daquele gênero; b) O estilo: as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las; c) O formato: a estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado. O termo fala aparece relacionado ao uso individual da língua.
Gêneros virtuais
Gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
Gêneros virtuais (e-mails e chats) e-mails – bilhetes ou cartas virtuais que dependendo do receptor podem ser formais ou informais. salas de bate-papo ou chats – os chats diferem dos e-mails, pois o diálogo é simultâneo entre duas ou mais pessoas. Centrado basicamente na escrita, a linguagem nesse meio possui presença de abreviações, uma escrita fonética, homofonia, taquígrafa e sinais gráficos que expressam emoções.
Gêneros virtuais (blog) weblogs (blogs) – Blog é um diário virtual público, onde as pessoas escrevem sobre si, expõem suas idéias, que pode ser atualizado com frequência. Pode ser