Interpretação e prod. texto
Profº Joana
Pmk – unip vergueiro 1º semestre
Assunto: “Rio (RJ) limita outdoor”
Síntese:
A prefeitura do Rio de Janeiro lançou semana passada o projeto Rio limpo, que afeta a mídia exterior, com decreto que proíbe outdoors, painéis empenas em imóveis de 22 bairros do centro da zona sul capital fluminense. Inspirado no cidade limpa, de são paulo (sp), o projeto deve ser estendido para toda a cidade com exceção para ações do Rio+20, Copa do Mundo e Olimpíadas. Para empresas do setor, decreto é “ilegal”.
Análise em tópicos:
• A matéria sintetisada acima trata-se de notícia publicada com suporte de jornais, como exemplo, o jornal PropMark e internet (UOL).
• A composição desta matéria, devido o veículo utilizado, dispoem de elementos de linguagem verbal com a modalidade da escrita.
• A matéria é coesiva, utilizando de termos de: - Sequencição:
“A legislação nessa área sempre foi uma colcha de retalhos, são várias leis e mais de 60 decretos. Sempre nos mantivemos quietos e procuramos colaborar com as demandas da prefeitura, mas desta vez a ação é arbitrária e ilegal, começaram a arrancar painéis sem dar prazos adequados para sua retirada.”
- Referenciação:
A matéria coloca como referência a mesma ação realizada pela prefeitura da cidade de São Paulo.
“ A legislação é mais generosa do que a paulistana, que vale para toda a cidade e afeta até mesmo anúncios em ônibus e táxi.”
• A matéria tem coerencia informativa pelo impacto que esta ação proporciona sob a população do Rio de Janeiro (RJ) com relação aos conhecimentos transmitidos pelos outdoors.
• A aceitabilidade tem relação pela visão das empresas que analisam o decreto e, definem este, sendo ilegal.
• A intencionalidade analisada relaciona-se com o alarde que esta ação causou em São Paulo, e agora no Rio de Janeiro