17 Cap Tulo 12 Normaliza O Avan Ada II
Normalização avançada II: formas normais mais altas
12.1 INTRODUÇÃO
No capítulo anterior, discutimos as idéias de normalização avançada até e inclusive a forma normal de Boyce/Codd (que é até onde o conceito de dependência funcional pode nos levar). Agora, concluímos nossa discussão examinando a quarta e a quinta formas normais (4FN e 5FN). Como veremos, a definição da quarta forma normal faz uso de uma nova espécie de dependência, chamada dependência multivalorada (DMV — multi-valued dependency); as DMVs são uma generalização de DFs. Da mesma maneira, a definição da quinta forma normal faz uso ainda de outra espécie de dependência, chamada dependência de junção (DJ —join dependency); as DJs são uma generalização de DMVs, assim como as DMVs são uma generalização de DFs. A Seção 12.2 discute DMVs e 4FN, a Seção 12.3 discute DJs e 5FN (e explica por que a SFN é, em um certo sentido especial, a forma normal final). Observe que nossa discussão sobre DMVs são deliberadamente menos formais e completas que nossas descrições de DFs no Capítulo 10; deixamos o tratamento formal para os trabalhos de pesquisa (consulte “Referências e bibliografia”).
A Seção 12.4 então repassa todo o procedimento de normalização e faz alguns comentários adicionais sobre ele. A Seção 12.5 examina rapidamente a noção de desnormalização. A Seção 12.6 descreve outro importante princípio de projeto, chamado princípio ortogonal. Finalmente, a Seção 12.7 examina algumas orientações possíveis para pesquisa futura no campo de normalização, e a Seção 12.8 apresenta um resumo.
12.2 DEPENDÊNCIAS MULTIVALORADAS E QUARTA FORMA NORMAL
Vamus supor que temos uma variável de relação HCPT (H de “hierárquica”) contendo informações sobre cursos, professores e textos, na qual os atributos correspondentes a professores e textos têm valor de relação (veja na Figura 12.1 uma amostra de valores de HCPT). Como podemos ver, cada tupla de HCPT consiste em um nome de curso, além de uma relação contendo