Interpretação e compreensão
UNIDADE MANAUS
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO
Marciedi de Souza Viana
Manaus
2011
Marciedi de Souza Viana
INTERPRETAÇÃO E COMPREENÇÃO
Trabalho Acadêmico entregue a Professora Darlene Santiago, como item parcial de avaliação da disciplina Interpretação e Produção de Textos, do Curso de Educação Física da Universidade Paulista (UNIP).
Manaus
2011
1. FAÇA A INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DO TEXTO “FELICIDADE CLANDESTINA”
O texto apresenta o desejo de uma menina pela leitura, seu desejo era tanto que suportou as maldades que lhe foram impostas por uma colega que tinha condições de obter o livro que desejasse para ler, porém, essa colega não presenteava ninguém com os livros ou ao menos emprestava.
A coragem e a persistência da menina foram bem maiores que as crueldades e humilhações de sua colega. A menina sofreu em busca do livro tão almejado de forma que a felicidade lhe consumiu quando ela segurou o livro nas mãos.
A busca pelo conhecimento não é fácil, exige esforço, superação e determinação. As adversidades são muitas mas a recompensa é bem maior.
2. FAÇA A INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DA FRASE DITA PELO PREFEITO AMAZONINO MENDES.
O Prefeito de Manaus ao dizer que “a comunidade ajudaria não fazendo casas onde não deve” foi correto e direto em sua declaração, pois todos os moradores da área em discussão nos jornais estão cientes dos riscos que correm, ainda mais nessa época de chuvas, e ao ser interrompido pela alegação de uma moradora em não ter condições financeiras de fazer sua casa em outro lugar e a mesma não querer abandonar o local fez a infeliz declaração: “Minha filha, então morra, morra”. Ele se referia ao risco de permanecer no local, já que uma moradia foi soterrada durante a chuva do fim de semana passado, matando três pessoas.
Ainda mais infeliz foi o questionamento do Sr. Amazonino Mendes sobre de onde veio a moradora antes de se fixar na