Oi td bem,
1- OBJETIVOS 1) Característica de circuito paralelo. 2) 2ª Lei de Kirchhoff. 3) Potência Elétrica. 4) Resistência Equivalente. 5) Divisor de Corrente. 2- CIRCUITO PARALELO O circuito paralelo é aquele em que se tem uma fonte e dois ou mais receptores (resistores). Neste tipo de circuito a queda de tensão da fonte é igual a queda de tensão em todos os bipolos, ou seja, a tensão do circuito é constante, ou seja, não varia. Como a tensão é igual em todos os componentes (geradores e receptores) o que varia são os valores de correntes, pois estas são proporcionais a relação entre resistor e corrente. Em qualquer nó do circuito, a soma dos valores das correntes de entrada num nó deve ser a igual a soma das correntes que saem do nó. Isto é definido pela 2ª LEI DE KIRCHHOFF que diz que a soma das correntes num nó deve ser nula.
ou EXEMPLO:
3- POTÊNCIA ELÉTRICA A potência elétrica gerada pela fonte deve ser igual a potência dissipada, ou seja, toda potência gerada deve ser consumida. Então, Pg = Pd (W). A potência elétrica pode ser expressa por:
ou
Eletricidade Geral Aula 03
ou
Julia Maria Arrabaça
4- RESISTÊNCIA EQUIVALENTE EM CIRCUITO PARALELO Num circuito paralelo sabe-se que a queda de tensão é constante tanto na fonte como nos resistores. Para calcular a resistência equivalente em um circuito paralelo com dois resistores basta realizar o produto entre os resistores e dividi-los pela soma.
EXEMPLO 1:
Para circuitos com mais de dois resistores, tem-se:
EXEMPLO 2: Determine a resistência equivalente do circuito abixo sabendo que V= 5V, R1= 5Ω, R2= 10Ω, R3= 20Ω e R4= 20Ω..
Eletricidade Geral
Aula 03
Julia Maria Arrabaça
5- REGRA DO DIVISOR DE CORRENTE A regra do divisor de corrente só é aplicada em circuitos paralelos ou partes dele, pois a tensão é constante. A regra do divisor de corrente é aplicada quando não se conhece o valor da tensão do gerador, mas se conhece os resistores e o valor da corrente de entrada no nó. Para