Interpretação do Livro "Vidas Secas"
Trabalho de
Língua Portuguesa
Lucas Gabriel Silva de Oliveira 3°B
Setembro/2013
E.E Prof Iracema Rauen Maciel
Trabalho de
Língua Portuguesa Interpretação do Livro “Vidas Secas”
Lucas Gabriel Silva de Oliveira 3°B
Setembro/2013
O livro “Vidas Secas” nos conta a história de “Fabiano, o pai, Sinhá Vitória, a mãe, seus dois filhos, sua cachorra chamada Baleia e seu papagaio de estimação”, uma família que parte de Pernambuco por não agüentar mais fisicamente e psicologicamente ás situações e á realidade á qual eles se encontravam, em busca de uma vida melhor.
Nesta viagem em que esta família parte “arrastando seus mulambos por dentro dos leitos dos rios esturricados”, o menino mais novo quase falece em meio as imposições da vida, e Fabiano tem a certeza disso ao ver urubus fazendo giros entre o sol e o chão esturricado. Não sabendo para onde ir, sabia que tinha que seguir em frente, e assim o faz, seguem adiante nesta viagem, na mesma noite, o papagaio falece e assim como sempre, a família se encontra dividida.
A família chegou, então, a uma fazenda abandonada e seca, em que pouco vivo restava. Porém, o suficiente para mantê-los vivos, entretando, Fabiano passou a se ver como bicho, porque apenas um bicho sobreviveria àquelas situações. Um homem em um terreno que não é seu, cuidando do que não é seu, felizmente Fabiano se dava bem com a natureza. Sua vida seca e medíocre o transformou em um bicho, vestia-se e aparenta ser um bicho, tinha tal comportamento com a família e era feliz assim. Irreconhecível ao sem antigo padrão: “seu Tomás da bolandeira, homem culto, inteligente, só não sabia mandar”.
O dono da fazenda finalmente aparece, ainda bem que Fabiano a tratou e deixou-a em bom estado, tal fato que agradou o dono da fazenda e o contratou como capataz, finalmente a vida de Fabiano estaria mudando, Fabiano agora tem um emprego e dinheiro, logo, sua