Interpretação de plantas
INTERPRETAÇÃO DE PLANTAS, CROQUIS, CONDIÇÕES SANITÁRIAS, DE CONFORTO E SINALIZAÇÃO.
Arq. Juliana Martins
PARTE 1: Noções gerais do Desenho Técnico
1 - O desenho como forma de expressão 2 - O instrumental de desenho técnico: equipamentos e materiais 3 - Representação Gráfica Arquitetônica (NBR6492)
Arq. Juliana Martins
2: O instrumental do Desenho Técnico: equipamento e materiais
A representação gráfica é uma parte importante no que diz respeito aos projetos relacionados à construção civil. Pois proporciona meios para que o projetista possa materializar suas ideias e desejos. Para obter uma correta representação é necessária a utilização adequada de certos instrumentos, tais como: prancheta, papel, régua tê, régua paralela, esquadros, compasso, transferidor, gabaritos, réguas flexíveis, escalímetro, dentre outros. Atualmente estamos utilizando programas de computador para executar os mais variados desenhos, como exemplo o AUTO CAD. O desenho arquitetônico e a tecnologia gráfica constituem o principal método de comunicação em engenharia e são utilizados em vários ramos de atividades profissionais, afetando diretamente o entendimento sob forma e a relação entre diferentes profissionais.
Arq. Juliana Martins
Prancheta Geralmente de madeira, em formato retangular, onde se fixam os papéis para os desenhos. Régua Paralela Destinada ao traçado de linhas horizontais paralelas entre si no sentido do comprimento da prancheta, e a servir de base para o apoio dos esquadros para traçar linhas verticais ou com determinadas inclinações. Lápis O lápis dever ser apontado, afiado com uma lixa pequena e, em seguida, ser limpo com algodão, pano ou papel. De maneira geral, costuma se classificar o lápis através de letras, números, ou ambos, de acordo com o grau de dureza do grafite. Borracha Sempre use borracha macia, compatível com o trabalho para evitar danificar a superfície do desenho. Arq. Juliana Martins
Esquadros